Acredite, está muito além das suas habilidades de escrita.
Escreva-se no newsletter escritor 360 graus para não perder nenhuma novidade sobre as plataformas de leitura. É DE GRAÇA, e voce aprenderá de formas simples como ganhar dinheiro escrevendo ficção. Vem comigo!
Nos últimos 14 anos, escrevi 15 livros, mais da metade deles fracassaram em leituras, alcance e dinheiro. Ficaram no limbo do esquecimento e certamente permanecerão lá caso eu não queira reeditá-lo e melhorá-lo futuramente.
Mas o fracasso é um ótimo professor e, não, eu não estou querendo ser a otimista chata que vê o lado bom de tudo. Falo isso porque quanto mais você fracassar, mais conseguirá enxergar seus erros e evitá-los no futuro.
A escrita é um hábito constante e diário, se você quer ser um bom escritor, precisa escrever todos os dias. Existem escritores que demoram seis anos ou mais para escrever um único livro, procrastinam, adiam, arrastam com a barriga e depois não entendem por que fracassou como escritor.
Lembre-se, minhas palavras são apenas para aqueles escritores que realmente levam a sério a escrita. Se você escreve por passatempo, esse artigo não é para você.
Se você não quer falhar como eu, pegue minhas conclusões e absorva o melhor de cada uma delas. Se hoje consigo viver da literatura, foi porque pratiquei muito e levei a sério o meu trabalho. Está na hora de você fazer o mesmo.
Seu livro fracassa nas plataformas.
Não permita mais isso.
1. Mude sua mentalidade.
O escritor brasileiro tem uma mentalidade bastante medíocre. Tenho percebido isso convivendo com alguns deles. Um desses pensamentos é acreditar que é impossível viver de escrever livros no Brasil.
Se você me acompanha há algum tempo, sabe que isso não é verdade, eu sou prova de que é possível ganhar dinheiro escrevendo. Conheço escritores que ganham hoje entre 10 mil e 50 mil dólares por mês escrevendo ficção.
Mude sua mentalidade fracassada e tudo mudará ao seu redor. Esse é o primeiro passo para o sucesso, acreditar que é possível e que você pode. E como pode.
Brasileiro não sabe escrever bons começos.
Eu costumava acreditar que para ganhar dinheiro nessas plataformas bastava apenas publicar. E foi com pensamentos assim que fui rejeitada 4 vezes consecutivas na Buenovela. Fiquei me questionando qual era o problema dos meus livros porque eles estavam sendo recusados, até ouvi uma edita gringa dizer que brasileiro não sabia criar boas histórias.
As plataformas não são editoras como alguns escritores dizem por aí, também não são perfeitas. Elas cometem falhas como qualquer outra empresa, mas elas me ensinaram de uma forma simples como escrever bons livros e me tornar hoje a minha melhor versão como escritora.
Com as plataformas, aprendi a escrever diariamente.
Aprendi a ser resiliente.
Aprendi a escrever bons começos.
Se você quer ganhar dinheiro, não basta só publicar aquele livro que você considera incrível, você precisará fazer exatamente o que eles querem e precisam para que sua história ganhe leitores e dinheiro.
Aqui está o segredo: os acontecimentos precisam ser rápidos. A história é sobre contrato de casamento? Escreva a protagonista se casando já no primeiro capítulo e sendo rejeitada em seguida. Para ser aprovado nessas plataformas e ganhar centenas de dólares, o seu livro precisa prender o leitor nos primeiros cinco capítulos.
Dica importante: Leia os livros que mais fazem sucesso nessas plataformas para que você entenda do que estou falando.
O brasileiro gosta de enrolar a narrativa, arrastá-la. Se você fizer isso, esquece, você fracassará.
3. Tentar enganar as plataformas.
Abandone o jeitinho brasileiro.
Foi assim que a FIZZO meteu o pé do Brasil e deixou centenas de brasileiros desesperados e na mão. Os escritores estavam ganhando muito dinheiro na plataforma, enquanto a enganavam descaradamente. Se você assinasse um contrato exclusivo, era obrigado a postar diariamente. O que os escritores faziam? Colocavam textos aleatórios para enganar a Plataforma e concluir a atualização diária. A desonestidade era enorme e por isso a Fizzo foi embora.
Isso vem acontecendo também na Dreame, com outros métodos, mas acontece. Tem gente querendo ganhar dinheiro fácil e prejudica quem trabalha corretamente.
Se você é escritor e não quer levar seu trabalho a sério, nem comece a escrever nessas plataformas. Embora hoje, seja mais difícil enganá-las, ainda acontece. Quando um escritor preguiçoso e desonesto faz isso, ele prejudica não somente o seu trabalho, mas de todos que trabalham naquele lugar. As plataformas tornam-se rígidas, dificultam o trabalho ou até mesmo encerram suas atividades no Brasil.
Então, por favor, não seja esse escritor. Trabalhe direito e honestamente.
4. Não escrever todos os dias.
Escrever é um trabalho e que você precisa levar a sério. Os leitores estão pagando caro para ler seu livro, é natural que eles queiram capítulos novos todos os dias. Estou dizendo isso porque eu também já cometi esse erro, fiquei dias sem atualizar e isso me fez perder alguns dólares.
Caso você ache a missão difícil, pode escrever o livro primeiro e depois ir postando. As plataformas têm suas próprias formas de divulgação. A Buenovela, por exemplo, divulgará seu livro diariamente, o deixando na primeira página do aplicativo caso você poste dois capítulos por dia com mais de 1000 palavras cada um.
Se você é daqueles escritores que escrevem a cada seis anos um livro, as plataformas não são para você.
5. Escolher o gênero errado.
Em 2023, eu escrevi pela primeira vez um livro de lobisomem e esse livro me rendeu mais de 2 mil dólares. Foi uma experiência incrível. Aprendi tanto sobre fantasia naquele ano que senti que poderia ir além. Tive que reaprender a escrever se eu quisesse ganhar dinheiro e não foi nada ruim, sinto que evoluí dez anos em 2.
Cada plataforma tem seus gêneros preferidos, aquele que se destaca mais. Basta você escolher um e colocar a mão na massa. Mas cuidado: estude, pesquise e faça corretamente, principalmente se o gênero que você escolher for fantasia. Não escreva o que você acha. Um bom trabalho renderá a você leitores fiéis e um lugar especial no coração deles.
Seja profissional.
A capa e o título também são importantes. Atente-se a isso quando for escrever. Fique atento às regras das plataformas, para que seu livro não seja rejeitado.
6. conclusão.
Não existem caminhos fáceis para ganhar dinheiro e escrever não é um deles. Os fracassos talvez aconteçam para você aos montes, mas o que você não poderá é desistir e acha que a plataforma é ruim. Talvez o erro não esteja nela e, nessas horas, você precisará ter um olhar mais atento ao seu trabalho e ver onde você poderá melhorar.
Ser escritor de plataformas significa se reinventar, aprender técnicas novas, conquistar o mundo enquanto você ganha em dólar, mas com muito trabalho e dedicação diária.
Abaixo deixarei uma lista de plataformas onde você poderá começar sua jornada. Nesses artigos estão minhas experiências e regras que você terá que seguir para ter sucesso em cada uma delas.
Boa sorte e bom trabalho.
Comments