Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

top of page

Hábitos que tornará você um escritor inútil.

Atualizado: 28 de fev.


Assinantes gratuitos do newsletter Escritor 360 graus recebem mensalmente uma edição extra com os bastidores do processo de escrita nas plataformas. Agora, quem se inscrever saberá tudo, quanto estou ganhando, como está o índice de leituras, além de dicas para melhorar sua escrita.

Além disso, os outros benefícios do escritor 360 graus incluem bate-papos mensais e uma comunidade no WhatsApp. Assim que você se inscrever, receberá um e-mail de boas-vindas e um link para entrar na nossa comunidade.


mulher triste
Mulher triste por wix


Recebi muitos comentários de escritores dizendo que tentaram escrever um livro para Buenovela, mas fracassaram, foram rejeitados e por esse motivo desistiram.

Alguns outros escritores se zangaram profundamente com a rejeição de tal modo que saíram por aí culpando a plataforma, acusando-as de tomar o papel de editoras, coisa a qual elas não são.

Claro que não são, ao contrário de algumas editoras, as plataformas de leitura não cobram absolutamente nada para que você publique seus livros, embora exijam qualidades superiores para aprová-los, e, a meu ver, não há mal algum nisso.

Você precisará se sobressair se quiser de fato ganhar dinheiro nas plataformas, então esqueça tudo o que você aprendeu até hoje sobre escrita e recomeçaremos. Os editores não estão acostumados com a maneira como os escritores brasileiros escrevem, pelo contrário, eles não gostam da maneira arrastada como conduzimos as narrativas, por isso você terá que aprender algumas regras e eliminar outras.

Se você é daqueles escritores resistentes à mudança ou que consideram a escrita um passatempo, que acreditam que nunca ganhará dinheiro e que só escreve por amor, sinto muito, mas aqui não é o lugar ideal para você. Saia desse site imediatamente e siga a sua vida.

Mas se você quer realmente, quer ver seu trabalho monetizado, ganhando leitores espalhados no mundo inteiro, siga comigo e preste atenção a essas dicas e ensinamentos.

Esses hábitos o tornarão um escritor inútil, elimine-os. Falo isso para o seu bem. Depois que comecei a escrever para essas plataformas, minha escrita deu um salto extraordinário. E não, eu não perdi minha indenidade como escritora, não virei fantoche de plataforma, pau-mandado que faz apenas o que eles ordenam, continuo escrevendo sobre aquilo de que gosto, porém, com técnicas novas e um ritmo totalmente diferente.

Então, vamos para hábitos que tornará você um escritor inútil ou estilos de escrita que você precisa eliminar agora mesmo.

O que voce verá nesse post:



Hábitos que tornará voce um escritor inútil.


  1. Fuja das narrativas lentas e arrastadas.

Este certamente é um dos motivos número um de livros rejeitados em plataformas. O escritor quer descrever cenas do personagem indo ao banheiro, tomando um longo banho enquanto escova os dentes debaixo do chuveiro. Ou então descreve um diálogo longo e chato, onde dois irmãos discutem sobre que filme assistir, enquanto páginas rolam e a história se arrasta, tornando-se prolixa e cansativa para o leitor. Isso o fará abandonar a história e deixar seu livro de lado. Eu mesma já abandonei muitos livros assim e não me sinto nada culpada por isso.

A vida é curta demais para perdemos tempo lendo livros ruins.

O que quero dizer com isso? Faço uma pergunta a você, escritor, a cena que você está descrevendo fará alguma diferença na história do seu personagem? Você levará um clímax ou você está apenas sendo prolixo? Se essa narrativa ou esse diálogo não traz nenhuma cena seguinte, que levará seu protagonista a uma decisão, elimine-a imediatamente. Lembre-se, menos é mais.

Vá direto ao ponto, não dê voltas no assunto. O livro é sobre contrato de casamento? Conte de uma vez por todas as suas protagonistas, casando-se com o homem que ela mal conhece, mas que se apaixonará em seguida. É sobre divórcio? Mostre a protagonista assinando a papelada.

Lembre-se, os cinco primeiros capítulos são fundamentais para a sua aprovação. Escreva o melhor neles.

Antes de seguirmos para o próximo tópico, um recado importante: essas são dicas exclusivas para assinantes do newsletter escritor 360 graus. O assunto aqui é sobre escrever para plataformas, mas que facilmente você poderá adaptar para livros na Amazon ou livros para editoras. A função é melhorar sua escrita e tornar você um escritor de sucesso.




  1. Fuja da ambiguidade

A ambiguidade é um vício de linguagem, caracterizado pela presença de frases ou expressões que permitem mais de uma interpretação, comprometendo a leitura do texto.

Um exemplo: "Gustavo soube que sua irmã Helena havia sido presa na segunda-feira".

Gustavo soube da prisão de Helena na segunda-feira ou Helena foi presa na segunda-feira?

Às vezes cometemos esses erros sem nem perceber, mas você entende o quanto a ambiguidade pode deixar o seu leitor confuso? Não há nada de poético no vício de leitura, sendo assim, elimine-o pelo bem do seu livro.

Para evitar a ambiguidade, você precisa ficar atento, ler e reler seu texto por algumas vezes, melhor ainda escutar alguém lendo por você. Coloque a leitura de texto disponível no Word ou até mesmo no seu computador. Deixe que o “ler em voz alta” mostre para você os erros. Você o perceberá facilmente.

  1. Fuja da péssima revisão.

Não é porque você está escrevendo para uma plataforma que precisa colocar seu texto de qualquer maneira para ser lido, lembre-se, o leitor está pagando caro para ler sua história, o mínimo que você pode oferecer a ele é uma boa revisão.

Eu já apresentei aqui algumas ferramentas de revisão, como o Language Tool, e recomendo que você adquira a versão premium para auxiliá-lo na revisão. O ler em voz alta também o ajudará a perceber erros que passaram batidos na leitura.

Com a inteligência artificial a nosso favor, você não terá nenhuma desculpa para dizer que não revisou seu capítulo por falta de recursos.

Existem vários outros sites que podem ajudá-lo nessa hora. Caso você tenha recursos, contrate um revisor particular para fazer o trabalho por você.

  1. Fuja do preciosismo.

Preciosismo é um vício de linguagem de uso execrado e desnecessário de expressões rebuscadas ou eruditas, para se mostrar elegante. Se você quer escrever para as plataformas, esquece isso. Os leitores amam uma história com linguagem simples e de fácil entendimento. Entre na Buenovela agora e procure pelo livro mais lido, perceberá o quanto a narrativa é rápida e simples.

A marca de uma escrita autêntica é a naturalidade. A linguagem rebuscada só serve para criar barreiras entre você e o seu leitor.




  1. Fuja da procrastinação.

Certamente você já ouviu aquele discurso lindo de algum escritor por aí dizendo que levou anos para finalizar um livro, afinal, um livro não pode ser escrito em três meses, caso contrário, ele será de péssima qualidade.

Pois é, amigos escritores, não há mentira maior do que essa. Se você quer realmente ganhar dinheiro escrevendo livros, precisará escrever todos os dias, sem cessar, ao menos um capítulo. O que leva um livro ao sucesso nas plataformas é a constância. Saiba que cada plataforma de escrita tem seu algoritmo e será ele que mostrará seu livro aos leitores, mas ele só fará isso se você postar ao menos dois capítulos por dia.

Isso vale também para quem escreve para a Amazon ou para editoras, quanto mais livros você publicar, mais chances você terá de ser lido e ganhar dinheiro.

Escrevemos um livro atrás do outro sem precisar ser herdeiros. Então, mão na massa, ou melhor, dedos nos teclados.


  1. Fuja da calmaria.

O leitor quer ação, dor, problemas e sofrimentos para que seu personagem possa resolver. Você precisará escrever tão intensamente que ele desejará virar ardentemente a próxima página para continuar lendo, só para saber o que acontecerá em seguida.

Ninguém quer ler um livro onde a protagonista continua parada no mesmo lugar a história toda. Dê a ela emoções para viver, dilemas, conflitos, sofrimento. Faça seu personagem sofrer tanto que ele precisará urgentemente encontrar uma saída para a felicidade.
Estude sobre estrutura de histórias, construções de personagem, criação de narrativas. Embora tenhamos o tom da escrita, estudar nunca será um desperdício. Faça o leitor enlouquecer lendo seu livro, de modo que ele envie a você uma mensagem de socorro: por favor, eu preciso de mais capítulos.


  1. Fuja do medo.

Por fim, fuja do medo de arriscar, se aventurar em novos caminhos. Durante essa minha longa jornada de escritor, pelas quais percorri pelas plataformas, vi muita gente deixando de brilhar por medo do que aconteceria com o seu livro caso assinasse com essas plataformas.

Eu também tinha uma péssima mania de tratar meus livros como filhos, intocáveis e insubstituíveis e certamente por isso deixei de ganhar muito dinheiro com eles. Livros não são filhos, embora tenha sido você o criador. Livros são produtos prontos para serem consumidos. Você os venderá para alguém e receberá uma recompensa por isso. Precisa começar a encarar suas histórias com essa ótica.

Não tenha medo de os vender. Eu mesma já escrevi alguns livros exclusivos para algumas plataformas. Isso significa que aquela obra ficará restrita por anos sob o domínio daquela plataforma e eu não poderei comercializá-la para nenhum outro lugar. É como se eu vendesse o livro e perdesse o direito sobre ele. A palavra exclusiva diz tudo e, por isso, muitos escritores têm medo de se aventurar nas plataformas.

Qual é o mal disso? A Amazon também tem suas políticas de exclusividade. Quem publica no Kindle unlimited não pode publicar o livro em nenhum outro lugar. E eu não vejo nenhum escritor reclamando disso.

Desapegue-se de suas obras, acostume-se a escrever para o mundo. Esqueça essa filosofia medíocre de escrever apenas para si, exceto se você não queira ganhar dinheiro com elas.

Se eu fosse dar um conselho extra, seria: pare de ouvir conselhos de escritores famosos, que ganharam a vida escrevendo livros, mas diz para você, escritor iniciante ou desconhecido, que você não deve escrever por dinheiro.

Encare a escrita como um trabalho como qualquer outro. O leve a sério, estude para aprimorar seu talento e vá em busca da sua felicidade. A escrita foi feita para ser compartilhada e bem remunerada.



  1. Para ler e aprender


5 Lições de Storytelling: Fatos, Ficção e Fantasia: Livro recomendado para quem quer aprender estruturação de histórias.

5 Lições de Storytelling: O Bestseller: O livro é do mesmo autor. São uma coleção, mas acredito que esse dois é um bom começo.


Deixe seu comentário para que eu saiba se meu conteúdo tem ajudado voce.

Espero vocês na próxima!







Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Categorias: Romance, bebe secreto, bilionário, casamento arranjado, drama

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page