Fiquei 2 meses longe das redes sociais e ganhei 800 doláres
- Erica Christieh
- 14 de nov. de 2024
- 6 min de leitura
Atualizado: 28 de fev.
Como eu conseguir ganhar dinheiro com os meus livros sem fazer nenhuma divulgação?
Assinantes gratuitos da newsletter Escritor 360 graus recebem mensalmente uma edição extra com os bastidores do processo de escrita nas plataformas. Agora, quem se inscrever saberá tudo, quanto estou ganhando, como está o índice de leituras, além de dicas para melhorar sua escrita. Esse conteúdo é gratuito, mas não posso garantir que ele será para sempre.
Esse é um conteúdo exclusivo para assinantes da Newsletter. Inscreva-se para saber mais.

Você pensou que esse post era sobre como ganhar dinheiro fácil, acertei?
Ou que você pensou: lá vem mais uma golpista inventando histórias só para me vender cursos.
Sinto muito o desapontar, mas não existe ganhar dinheiro fácil aqui. E eu não sou vendedora de cursos.
Seja você escritor, conhecido ou não, seu maior desafio é criar conteúdo para vender o livro que você acabou de escrever.
Em uma era onde a atenção é um luxo, não basta apenas ter uma divulgação boa, seu livro precisa ser incrível. Mas como eu fiquei 2 meses longe das redes sociais e ganhei 800 dólares sem produzir nenhum conteúdo.
Trabalho para plataformas de escrita, como Buenovela, Lera, tapon, Letterlux. De alguma forma, enquanto escrevo, eles divulgam o meu trabalho.
Você não acredita? Dê uma olhada no meu perfil e veja quantas publicações tenho sobre os meus livros. Quase nenhuma. Mas só estar dentro dessas plataformas não garante que você ganhará 800 dólares em dois meses, como eu. Você precisará escrever o melhor livro para que eles não resistam e façam todo o trabalho pesado para você, a divulgação.
Ficar longe das redes sociais é um desafio para muitos empreendedores e escritores, que dependem das mídias para divulgar o seu trabalho. Por mais cansado que as pessoas pareçam estar do Instagram, Facebook e outras redes, as pessoas precisam estar lá, afinal quem não é visto não é lembrado, certo?
Errado!
Durante muito tempo, busquei uma solução para esse problema. Como eu poderia continuar vendo meus livros sendo lidos sem precisar me dedicar tanto nas divulgações?
Você pode estar dizendo agora mesmo. Tenho tantas outras histórias para escrever, mas estou presa na divulgação desse livro que acabei de terminar.
Odeio fazer divulgações, confesso a você, mas no meio do ano de 2024 comprei um curso de uma publicitária que ensinava como vender sem fazer conteúdo. Fiquei fascinada com aquilo e pensei, por que não, se ela consegue eu também consigo. e esse foi m dos motivos que me fez desistir de vez de postar todos os dias nas redes sociais.
Mas eu não parei de fazer conteúdo só por casa do curso, nem esse foi o real motivo para que eu me afastasse das redes por dois meses. Embora ele tenha sido um dos melhores cursos de marketing digital que eu tenha feito, meu motivo de afastamento foi outro.
Eu precisava desse desligamento. Sabemos como as redes sociais podem ser nocivas, prejudiciais para nossa saúde mental se não soubermos como utilizá-la, e confesso eu fui negligente com o seu uso, passando tempo demais online enquanto meu trabalho criativo se arrastava. Eu tinha crises de ansiedade e pensava muitas vezes em desistir daquilo que já estava dando certo.
Então, eu simplesmente decidir parar. Mas como ficariam os meus livros? As divulgações? Os leitores?
Eu sabia que as leituras dos meus livros não dependiam das minhas divulgações e que eu poderia desaparecer para sempre das redes sociais, que minha ausência não afetaria meus ganhos. Afinal, eu trabalho para plataformas, que têm suas próprias divulgações e são eficientes nisso.
Se eu contasse para qualquer um que fiquei 2 meses longe das redes sociais e ganhei 800 dólares ainda, sim, ninguém acreditaria, mas foi exatamente isso que aconteceu.
É um privilégio poder trabalhar para essas plataformas. Foram elas que me deram a tão sonhada independência financeira e me ensinaram a escrever melhor, todos os dias, e ter os meus livros em inglês e espanhol. Nem nos meus melhores sonhos imaginei viver algo parecido.
Mas atenção: elas têm falhas como qualquer outro sistema. Voce terá que aprender a lidar com isso
Mas isso não é magia. Não é só escrever um livro qualquer, colocar lá e esperar o milagre acontecer e por isso estou hoje aqui para mostrar a você que, embora eu não tenha feito nenhuma divulgação, eu ganhei esse dinheiro porque trabalhei muito durante esses dois meses.
Escrever todos os dias.
Acho que está todo mundo cansado de me ouvir dizer isso, mas estou nesse negócio há dois anos, escrevendo diariamente, finais de semana, feriados, inclusive e até mesmo quando estou doente. Houve um episódio muito triste ano passado, quando fiquei com a coluna travada. Lembro-me de sentar-se em frente ao computador e dizer a Deus: eu só paro quando eu morrer ou alguém arrancar as minhas mãos e eu escrevi naquele dia 2 mil palavras entre lágrimas, porque eu não suportava ficar mais de meia hora sentada na mesma posição.
Longe de mim romantizar o sofrimento. A nossa saúde é a coisa mais importante, mas eu havia feito um compromisso comigo mesma de escrever diariamente, além disso, um contrato exclusivo estava em andamento, eu precisava honrar meus compromissos.
Não estou dizendo para você fazer o mesmo que eu, estou dizendo para você criar o hábito da escrita. Escrever é um hábito e você só fará isso diariamente se praticar. Escreva uma frase, depois aumente para um parágrafo, no outro dia escreva cem palavras, depois mais duzentos. Daqui a pouco você escreverá mil, dois mil palavras todos os dias com facilidade.
Ser escritor é um compromisso com você mesmo, um trabalho como outro qualquer que exigirá de você esforço e dedicação. Fixa isso na sua mente, mude sua postura, renove seus pensamentos e veja como tudo ao seu redor mudará.
Escrever boas histórias.
Eu só ganhei 500 dólares sem nenhuma divulgação porque escrevi uma boa história. E uma boa história não se constrói muito rapidamente. É necessário muito estudo, muita leitura, entender do que o leitor gosta. O escritor não gosta muito de seguir regras, ainda mais se elas forem de escrita, mas se você realmente quer ganhar dinheiro, precisará aprender a fisgar o seu leitor ao ponto de ele não querer largar o seu livro nem por um minuto. Mas para isso acontecer, você terá que seguir regras.
Há muitos autores rejeitados por essas plataformas porque acham que o talento basta para ingressar em lugares como esse e eu digo a você que não. Um bom escritor tem como base um bom estudo e muita prática. Então, caro escritor, estude e escreva.
Outros escritores conseguem ter seus livros aprovados, mas suas histórias não são muito bem lidas. Há erros fatais nesses livros, como estrutura, arcos, ganchos, narrativas desnecessárias, entre muitas outras coisas. Escrever um livro não é fácil, prender o leitor e fazê-lo gastar dinheiro com o seu livro é mais difícil ainda.
Estudar as plataformas de escrita.
Sei que é fascinante quando você entra na goodnovel, por exemplo, e vê aquelas bonificações incríveis que você pode receber se tiver seu livro aprovado. Você se anima, escreve, traduz e envia. Mas aí vem a rejeição e você não entende o que de fato aconteceu. Para ganhar 500 dólares em dois meses, você precisará conhecer tão bem essa plataforma que vai se sentir parte dela.
Embora todas pareçam iguais, elas têm suas características individuais e o comportamento dos leitores são diferentes. Você precisa entender o que o leitor gosta de ler e, porque alguns livros fazem mais sucesso do que outros, mesmo que o gênero pareça iguais. Pegar a essência e incorporá-la no seu livro.
Eu já me dei muito mal em plataforma, porque fiquei fascinada com os ganhos e pisei meus pés onde não devia. Antes de publicar seu livro, conheça a plataforma e o comportamento dos leitores dentro dela. Caso contrário, você terá que voltar para as redes sociais e divulgar seu trabalho se quiser ganhar alguns centavos de dólar.
Tenha um coeditor ou conselheiro.
Eu só cheguei aonde cheguei porque tive uma coeditora maravilhosa que me ensinou tudo o que eu sei.
Hoje sou coeditora de algumas plataformas como Buenovela e a Lera e minha função não é só ajudar você a assinar contratos, mas fazer seu livro ser lido. Em breve, quero expandir meus ensinamentos e passar todo o meu conhecimento para aqueles que realmente querem aprender.
Até que isso aconteça, convido-o a ler as principais matérias do blog sobre as plataformas para que você vá se familiarizando com algumas delas. Por exemplo a Buenovela e suas bonificações.
Ofereça o seu livro para que alguém mais experiente o leia antes de você o enviar para qualquer avaliação. Uma segunda opinião, um olhar mais crítico, vai ajudá-lo a melhorar a sua escrita.
Conclusão
Apesar de tudo, venho aqui deixar claro que escrever para as plataformas de escrita não é o caminho para ganhar dinheiro rápido e que você também não ficará milionário trabalhando para elas.
Conheço alguns escritores que ganham bem, em torno de 10 a 30 mil por mês escrevendo para algumas dessas plataformas, mas sinceramente, eu não sou uma delas. Meus ganhos estão em torno de 2500 a 5000 mil reais. Eu ainda não conseguir atingir meu máximo, mas posso afirmar, é possível ganhar muito mais.
Você precisa se comprometer acima de tudo consigo mesmo e entender que existe uma forma de escrever bons livros, ser divulgado pela própria plataforma enquanto você se preocupa em apenas escrever.
Comprometa-se, melhore sua escrita e nos veremos em breve.
Deixe seu comentário.
Comments