Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

top of page
Foto do escritorErica Christieh

Comece a escrever um diário hoje mesmo.

Atualizado: 17 de out.






A escrita é totalmente democrática, qualquer um pode ser um escritor. Talvez não tão incrível como Machado de Assis ou Shakespeare, mas pode chegar perto disso. Escrever é uma arte que todos podem ter o prazer de desfrutar e quem dera se todos soubessem o poder de cura que a escrita tem. E ainda que a gente não perceba, existe em nós uma parcela de genialidade.


Por isso eu digo meus caros, comece a escrever um diário hoje mesmo.



escrever
Escrever a mão e seus beneficios

Alguns meses atrás, eu estava assistindo ao vídeo do professor Rodrigo Gurgel falando sobre escrever um diário. Lembrei-me imediatamente de quando eu era adolescente e de como eu amava escrever no caderno que eu tinha. Eu recortava imagens, colava figurinhas e escrevia naquelas folhas tudo sobre o meu dia. Eu nem imaginava o quanto aquilo era libertador. Eu não fazia ideia do quanto foi terapêutico na minha adolescência tão conturbada.


Mas aí, peguei aquele caderno e o joguei fora. Eu consigo me lembrar perfeitamente da cor amarelada da capa e do desenho que tinha nela. Me lembro também da letra desgrenhada, de quando eu escrevia às pressas e de como eu temia que algum dia alguém pegasse aquele caderno e lesse os meus segredos revelados ali.


Mas eu não lembro o motivo que me fez jogar aquele diário fora. Eu ficaria muito feliz se hoje pudesse reler minhas lembranças. O que eu sentia, o quanto fui feliz, por quantos problemas passei. E depois que joguei fora, nunca mais tive outro caderno para guardar meus segredos. Foi-se criando dentro de mim um enorme preconceito de que escrever diários era coisa de adolescente, mal sabia eu que escrever diário era terapêutico e que me ajudaria a desenvolver o dom da escrita, a qual eu tanto amava.


Comprei um caderno em junho. Lembro-me perfeitamente o dia e decidi que ele seria a fonte de todos os meus segredos. O diário, meus caros, não serve apenas para guardar segredos, mas para colocar para fora seus sonhos, seus medos, seus desejos, seus planos. Deixar registrado como foi o seu dia. Escrever as suas angústias. É um espaço só seu, onde ninguém lerá e nem o julgará por qualquer motivo que for.


Nesses dois meses em minha posse, meu diário tem dez páginas escritas, apenas. Nesse mês de agosto, registrei cinco dias dos trinta e um e sei que posso escrever mais, eu preciso escrever mais.


Mas a pergunta que não quer calar é, quais são os benefícios de escrever um diário?





meditção
escrever é tterapeutico

Escrever à mão, quero deixar isso bem claro. Embora você possa usar a boa tecnologia, escrever à mão com papel e caneta lhe trará benefícios maiores e melhores. Já foi comprovado que a escrita à mão nos ajuda a memorizar melhor as coisas, ajuda no aprendizado, melhora a criatividade, reduz as distrações, combate a dislexia, estimula o cérebro, melhora a qualidade da escrita, alivia o estresse e a depressão.


É incrível, não é mesmo? E olha que nem chegamos na parte dos benefícios de ter um diário.


Então vamos aos pontos importantes: escrever um diário vai ajudá-lo a clarear seus sentimentos e pensamentos. Deixar registrado seus padrões de comportamento, vai ajudá-lo a resolver seus fracassos e problemas mais facilmente.


Escrever um diário vai aumentar a probabilidade de voce a alcançar seus planos e suas metas. Colocar tudo o que voce almeja no papel vai aumentar a probabilidade de alcançá-los.


Uma investigação feita pela Universidade do Texas concluiu que escrever regularmente é muito benéfico para a saúde porque alivia o estresse, reduz os riscos de depressão e fortalece o sistema imunitário. Eu já havia falado isso anteriormente e escrever um diário vai melhorar sua saúde.


Os benefícios são muitos e ninguém acreditaria se a gente contasse o quanto faz bem escrever à mão todos os seus sentimentos e momentos do dia a dia. Se a humanidade tirasse alguns minutos do seu dia para escrever, o mundo seria um lugar melhor. Eu tenho plena certeza disso.


A escrita sempre esteve presente na minha vida e eu escrevo muito, todos os dias. Mas pouco escrevia a mão. Poucas vezes peguei um caderno e apenas o rabisquei com sentimentos e detalhes do cotidiano. Me acostumei a contar a história dos meus personagens e deixei para depois contar minha. Pensamos ser besteira deixar registrado a nossa vida em uma folha de papel, afinal, que diferença aquilo fará para o mundo? Talvez ninguém leia, mas se fizer bem para você, já terá valido a pena. Pense sobre isso.


Convido-o a pegar um caderno, uma caneta e sentar-se em um lugar calmo, um lugar favorito, talvez com uma xícara de café do lado e escrever. Deixe toda a sua experiência humana ali. Escreva sobre alguém importante para você. Escreve sobre os seus sonhos e como você pretende alcançá-los. Escreva sobre os seus problemas, sobre o que sangra o seu coração. Sobre suas alegrias e realizações. Coloque para fora seus pensamentos, despeje sobre a folha branca do papel todos os seus medos. Deixe sua história registrada nesse caderno, para que quando suas mãos não tiverem mais forças para escrever, você possa lê-lo e ver o quanto a sua história foi bela.

Escreva, caros amigos, apenas escreva!


Se voce gostou desse conteúdo, inscreva-se no newsletter.



6 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page