5 erros que podem sabotar suas histórias em plataformas de escrita
- Erica Christieh
- 5 de fev.
- 8 min de leitura
Atualizado: 28 de fev.
Aprenda isso antes que seja tarde demais.

O que voce verá nesse post?
Não conhecer a plataforma e suas regras.
Muitos escritores relatam até lamentam o fato de jamais terem ouvido falar dessas plataformas de escrita. De fato, há poucas informações na internet sobre elas e a maneira como elas trabalham. Às vezes, as regras e monetizações não são muito claras, mas reitero, isso não é motivo para o escritor se aventurar nesses sites sem os conhecer profundamente.
Vou contar uma história de uma escritora que certa vez criou um post nos threads comemorando que iria monetizar em breve na Alphanovel. Fiquei feliz com a informação, afinal, não é fácil conseguir assinar um contrato na Alpha. Se ela conseguiu, ela era muito talentosa e havia aprendido como mexer no mecanismo.
Doce ilusão. Quando perguntei a ele se já havia assinado o contrato, ela ficou confusa. Disse haver colocado dois CONTOS para alcançar as 10 mil palavras e depois seria monetizado. Eu calmamente expliquei para ela que as coisas não funcionavam assim. As 10 mil palavras eram apenas para avaliação, que ela só seria “monetizada” se os primeiros dez capítulos passassem na revisão. A Alphanovel, como todas as plataformas que não aceitam contos, são lugares para novelas longas.
Outra vez, um rapaz comentou em um post meu no Instagram, alegando ter 4 livros na Buenovela, mas que a plataforma jamais o divulgou e que ele não ganhou absolutamente nada com esses livros. Pedi para que ele me enviasse o link dos livros para que eu pudesse ler. Quando analisei melhor a situação, percebi haver vários erros. Ele tinha uma boa escrita, porém os livros tinham menos de 20 mil palavras publicados (3 dos livros dele foram concluídos com 17 mil palavras). O gênero suspense e terror, que era o caso dele, não eram gêneros muito lidos dentro da Buenovela. O autor nem sequer sabia que tipo de contrato havia assinado e nem o tempo em que os livros ficariam vinculados na Buenovela.
A Buenovela só divulga os livros dentro e fora do aplicativo a partir de 30 mil palavras.
A Buenovela é uma plataforma de romances longos. Livros com 17 mil palavras tem uma chance mínima de render algo para o autor.
Às vezes ficamos fascinados com o dinheiro que podemos ganhar dentro dessas plataformas e metemos o pé na porta com vontade. Entrar nessas plataformas sem conhecimento prévio pode causar muitos problemas para os escritores.
Esse site foi criado justamente para isso, para trazer uma clareza como as plataformas chinesas trabalham e o que o escritor pode esperar delas. É de suma importância que os escritores leiam atentamente as regras e o contrato, antes de assiná-lo. Você pode encontrar mais informações sobre a Buenovela aqui, sobre a Alphanovel aqui. Fique à vontade para me enviar mensagens com suas dúvidas.
Não escrever todos os dias.
Se você pretende ingressar nas plataformas, vai ter que aprender e adquirir o hábito da escrita diária. Com a serialização de novelas longas, as plataformas esperam que você poste capítulos diários entre 1200 e 2500 palavras. Isso daria em torno de 2 capítulos por dia.
Mas o livro que assinei é não exclusivo e as regras dizem que a atualização diária não é obrigatória; de fato, não é, mas as plataformas trabalham com algoritmos. Quanto mais você posta, mas você é divulgado, mas você terá relevância no site ou aplicativo da plataforma. Mas em destaque você ficará. Além disso, as maiores queixas dos leitores dessas plataformas são livros incompletos, é a demora dos escritores em atualizar os livros.
Você precisa se lembrar de que os leitores pagam caro para ler seu livro. Muitos leitores abandonam livros que não têm atualizações diárias.
Além disso, a escrita diária trará a você, escritor, muitos benefícios como evolução na escrita, amadurecimento, aprendizado. Quanto mais você escreve, melhor você ficará.
Porém, não é só escrever e postar. Tenha cuidado com o seu texto. Há uma regra que sigo para que os meus textos diários tragam uma certa qualidade. Quando término de os escrever, eles já são revisados. Eu os coloco no Language Tool, após revisados, coloco em “Ler em voz alta”. Acredite em mim, escutar o texto vai fazer você perceber erros que passaram batidos. Depois reformo no próprio Language Tool, o que valeria como uma reescrita de algumas partes do texto. Só depois público o capítulo na plataforma.
Dedique algumas horas do seu dia para fazer isso. Se possível for, tenha o premium do Language Tool. Essas práticas vão poupar tempo e vão fazer com que você entregue um bom produto aos seus leitores.
Escreva todos os dias se você almeja o sucesso em qualquer lugar que publicar seus livros.
Muitos escritores torcem o nariz quando o assunto é escrever algo comercial. Não querem perder sua essência, nem mesmo deixar de escrever aquilo que ama apenas para ganhar dinheiro. Muitos discursos de que livros são apenas arte e quem os comercializa não estão fazendo arte, apenas seguindo a manada.
Entender que escrever para plataformas de escrita é diferente de escrever para a Amazon, devido ao público diferente que existe dentro desses lugares, é essencial. Quem lê na Buenovela, Lera, Tapon gosta dos livros que estão ali e pagariam o preço que for preciso para lê-los. O público que está na Amazon é diversificado, é diferente.
Temas como casamento arranjado, gravidez inesperada, bilionário, máfia, baba, lobisomem são os mais lidos na maioria dessas plataformas. O escritor pode pensar, eu não escrevo nada disso, mas não pensa talvez na experiência que isso poderá trazer para ele futuramente.
Em 2023, eu entrei em um desafio: escrever meu primeiro livro de fantasia. Eu queria assinar um contrato exclusivo com a Alphanovel, mas para isso eu precisaria escrever o tema que estava em alta, que era justamente o lobisomem. eu não conhecia absolutamente nada sobre o gênero, mas se eu quisesse assinar contrato, eu teria que aprender. Estudei durante dois meses o tema e, com a ajuda de quem já escrevia fantasia e conhecia o tema lobisomem, eu escrevi meu primeiro livro, assinei contrato e ganhei mais de 2 mil dólares com aquele livro.
Muito mais do que o dinheiro, eu ganhei experiência, aprendi um mundo novo que eu jamais havia experimentado e, no final, foi isso que realmente valeu para mim. Aquele livro foi um divisor de águas. Eu senti prazer escrevendo algo que há algum tempo era totalmente desconhecido por mim. A experiência e o crescimento são o que vale no final das contas.
Escrever o comercial não é tão ruim como muitos dizem, afinal, escrever ficção é uma profissão como outra qualquer. E você não deixará de ser artista por causa disso. Mas vai um conselho muito importante: não faça de qualquer jeito, estude os temas, leia os livros em alta, entenda o que o leitor gosta de ler e escreva.
Caso você não absorva a ideia, então as plataformas não são para você. Tenho certeza de que você encontrará o seu caminho e terá sucesso do mesmo jeito.
É fato que dentro dessas plataformas há livros muito ruins. Escrita amadora, mal revisado, mal elaborado. Uma narrativa confusa. Pouco provavelmente, esses livros ganharão destaque e dinheiro nas plataformas.
Por favor, escritores tenham cuidado com os seus textos.
Não entregar um trabalho de qualidade vai trazer a você uma grande frustração. Para evitar isso, você precisa estudar. Tire algumas horas do seu dia para ler alguns livros que estão em alta, os mais vendidos na plataforma. Crie ideias a partir de prompts já feitos e disponíveis nos sites das plataformas. A goodnovel, por exemplo, é uma das plataformas que mais disponibilizam inspirações para criar livros. Todos os meses ela lança um novo concurso, onde você vai escrever sobre o tema sugerido e poderá se inspirar nos prompts que eles disponibilizam.
Saiba como escrever um bom começo. As plataformas gostam de uma escrita mais acelerada. Então não fique dando voltas no assunto, vá direto ao ponto.
Escritor brasileiro gosta muito de “encher linguiça”. Colocar no livro coisas que não vão fazer diferença na história só vai tirar de você a chance de ser aprovado.
A sua sinopse precisa ser o resumo perfeito dos seus primeiro 5, 6 capítulos. Lembre-se: em algumas plataformas o livro começa a ser pago a partir do sétimo capítulo.
Seja profissional. Você está assinando um contrato que vai durar alguns anos. Seu livro ficará disponível ali e o leitor precisa ver nele um grande potencial para o dinheiro investido valer a pena.
Revise o capítulo antes de lançá-lo na plataforma.
Pesquise os temas abordados. O seu personagem é um médico ou está fazendo faculdade de medicina? Você precisa saber como um médico se comporta, quais são as dificuldades de sua profissão, os benefícios. Quantos anos ele demorou para se formar?
Tenha um bom resumo. Escreva como vai ser sua história do começo ao fim. Quando abrir um arco, certifique-se de fechá-lo.
Crie bons personagens.
Claro que todas essas dicas parecem superficiais e precisaríamos de mais uns dez posts para se aprofundar em cada uma delas. Você encontra facilmente bons livros na Amazon que podem ajudá-lo a desenvolver suas habilidades como escritor, mas você precisa ter em mente que um bom escritor está sempre estudando, pesquisando e escrevendo.
Não ser profissional
Quantos escritores levam a escrita como hobby? Sei que você já viu muitos por aí dizendo que escrever é um passatempo ao mesmo tempo que reclamam não serem bem remunerados.
Se você quer se tornar um escritor de sucesso, precisa tornar a escrita sua profissão.
Nas plataformas, não há lugar para brincadeira. Os editores são exigentes, os leitores também. Se eles perceberem que você não está levando a sério a escrita, eles serão os primeiros a te abandonarem.
As plataformas são a resposta às nossas orações. Quantas vezes sonhamos um dia escrever e ganhar bem com isso? E ganhar em dólar? Mas para isso acontecer, você precisará ser profissional.
Crie um horário para a escrita e, quando se sentar na cadeira para escrever, desligue o celular, se desfaça de tudo o que possa distraí-lo e só pare quando alcançar o seu objetivo: ao menos um capítulo por dia.
Você pode também estabelecer metas de palavras diárias, ou por semanas. Organize seu ambiente de trabalho.
Quando se fala em escrita produtiva, é difícil não pensar em Stephen King, um dos escritores mais prolíficos da nossa época.
King já publicou 62 livros, incluindo sete sob o pseudônimo de Richard Bachman, além de 12 coletâneas de contos e cinco livros de não ficção.
Ele escreveu aproximadamente 200 contos, dos quais a maioria foi reunida em livros de contos.
Um dos aspectos mais notáveis da rotina de King é a disciplina para escrever todos os dias, feriados e fins de semana incluídos.
Ele define uma meta diária de palavras e não se levanta da escrivaninha até a alcançar.
O compromisso com a regularidade é uma das chaves do seu sucesso.
Isso é profissionalismo!
Ao invés de pensar: hoje vou escrever um livro. Pense: hoje vou escrever um capítulo ou vou escrever 1000 palavras.
Comece gradualmente e evolua a cada passo.
Conclusão.
Uma vez, fui acusada de ser uma golpista porque estava ensinando os escritores a migrarem para as plataformas de escrita e ganharem mais dinheiro do que poderiam ganhar na Amazon. Afinal, como alguém poderia acreditar em mim se ninguém ou quase ninguém ouvia falar da tal Buenovela, Lera Tapon? Embora ninguém realmente falasse, muitos escritores brasileiros já estavam lá antes de mim.
Lamento não ter descoberto sobre elas antes. A minha vida já teria mudado há muito tempo. Eu já teria evoluído e crescido muito mais. Porém, nunca é tarde para arriscar, se aventurar em lugares desconhecidos, experimentar coisas novas e crescer.
Embora a maneira como as plataformas cobram dos leitores para ler os livros seja incorreta, vale a penas estudar e aprender um pouco mais sobre as plataformas.
Acredite em mim, você vai crescer quando pisar os pés nessas plataformas. Ela vai forjar o seu talento, torcê-lo, lapidá-lo até que você alcance lugares mais altos. Não há possibilidade da mediocridade ali dentro e, se você decidiu pela zona de conforto, seu livro será jogado para escanteio e nem um mísero dólar será depositado em sua conta.
Comments